SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4ASSOCIAÇÃO ENTRE CARACTERES EM FISÁLIS: UMA FERRAMENTA PARA SELEÇÃO INDIRETA DE PLANTAS SUPERIORESSELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE PESSEGUEIRO QUANTO À CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

BATISTTI, MARIANA et al. ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS E GANHOS DE SELEÇÃO DA RESISTÊNCIA DO MARACUJAZEIRO-AZEDO À VERRUGOSE. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.4, e-270.  Epub 17-Nov-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017270.

O maracujá destaca-se como uma das frutíferas mais cultivadas no Brasil. Com a expansão da cultura, houve aumento dos problemas fitossanitários. Dentre os problemas fitossanitários, estão as doenças fúngicas, como a verrugose. Objetivou-se, neste trabalho, quantificar a intensidade da verrugose nas folhas, estimar parâmetros genéticos e o ganho de seleção da resistência à verrugose em famílias de irmãos completos (FICs) de maracujazeiro-azedo. Foram realizados dois experimentos para avaliar a reação das FIC, sendo o primeiro no período de janeiro a abril (ambiente 1) e o segundo de maio a agosto de 2014 (ambiente 2). Os experimentos foram conduzidos em ambiente protegido. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados para os dois experimentos, com as FICs em duas épocas, contendo três plantas por parcela e três repetições. As características avaliadas foram: nota aos 42 dias após a inoculação (DAI), área abaixo da curva de progresso da severidade (AACPS) e da incidência (AACPI) da verrugose. Foram realizadas análises de variância individual e conjunta das características, estimados os parâmetros genéticos e os ganhos por seleção direta e indireta. As estimativas de herdabilidade no sentido amplo foram maiores que 89,9% para todas as características, nas análises individuais e conjunta. Os ganhos de seleção foram altos para as características avaliadas nos dois ambientes, e o maior progresso genético foi obtido pela seleção direta em cada característica. Das FICs selecionadas, 92% e 36% foram classificadas como moderadamente para os ambientes 1 e 2, respectivamente. Os maiores ganhos na seleção direta e indireta foram obtidos para a característica AACPS, nas análises individuais dos ambientes e na análise conjunta. As FICs 68; 46; 66; 75; 47; 51; 52; 54 e 77 foram moderadamente resistentes, o que possibilita o uso das mesmas em um programa de melhoramento, visando à resistência à verrugose.

Palavras-chave : Passiflora edulis; Cladosporium herbarum; melhoramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )