SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4AVANÇOS NA PROPAGAÇÃO DO PESSEGUEIRO, NECTARINEIRA E AMEIXEIRAAVANÇOS OBSERVADOS NA PROPAGAÇÃO DE VIDEIRAS NO MUNDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PEREIRA, FERNANDO MENDES PEREIRA et al. AVANÇOS NA PROPAGAÇÃO DA GOIABEIRA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.4, e-358.  Epub 04-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017358.

A goiabeira (Psidium guajava L.) pode ser propagada por sementes, mergulhia, alporquia, enxertia (borbulhia ou garfagem), estaquia (de raiz ou de ramos) ou cultura de tecidos. A propagação por sementes é utilizada na produção de porta-enxertos e na fase inicial do melhoramento genético. Os métodos de propagação vegetativa são utilizados para clonar os genótipos selecionados nas fases mais adiantadas dos programas de melhoramento genético e nos plantios comerciais, pois perpetua todas as características das cultivares de interesse. A presente revisão bibliográfica tem por objetivo abordar os diferentes métodos que podem ser utilizados para propagar a goiabeira, os comercialmente adotados e os avanços obtidos nos últimos anos. Diversas são as tecnologias de propagação disponíveis, entretanto, os níveis de adoção são bastante diferentes entre os países produtores. Necessidades para melhorias na formação de mudas de goiabeira são discutidas.

Palavras-chave : Psidium guajava; semente; enxertia; estaquia; alporquia; cultura de tecidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )