SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4AVANÇOS OBSERVADOS NA PROPAGAÇÃO DE VIDEIRAS NO MUNDOTEOR E ACÚMULO DE MICRONUTRIENTES EM FOLHAS DE MARACUJAZEIRO SOB MÉTODOS DE AMOSTRAGEM E ADUBAÇÕES N-K índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PEGORARO, RODINEI FACCO et al. TEOR E ACÚMULO DE MACRONUTRIENTES EM FOLHAS DE MARACUJAZEIRO SOB MÉTODOS DE AMOSTRAGEM E ADUBAÇÕES N-K. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.4, e-782.  Epub 04-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017782.

A adubação nitrogenada e potássica e a avaliação adequada do estado nutricional são imprescindíveis para o aumento da produção de frutos de maracujá, no entanto, são consideradas escassas no Brasil informações literárias relacionadas à caracterização dos teores e acúmulos foliares de nutrientes em maracujazeiros com distintas capacidades produtivas. Objetivou-se avaliar os teores e acúmulos foliares de macronutrientes em partes distintas do ramo frutífero de cultivares de maracujazeiro azedo submetidos à adubação com N e K. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com três repetições, no esquema fatorial 4 × 6, consistindo de quatro cultivares de maracujazeiro azedo (BRS Gigante Amarelo, IAC 275, BRS Ouro Vermelho e BRS Sol do Cerrado) e seis doses de N-K2O (0-0, 50-125, 100-250, 150-375, 200-500 e 250-625 kg ha-1 ano-1). Foram adotados dois métodos de amostragem foliar (folha localizada na posição adjacente ao fruto e folha localizada no final do ramo frutífero) para a avaliação nutricional. A maior produção de massa de matéria seca implicou em maiores acúmulos médios de macronutrientes nas folhas adjacentes das cultivares de maracujazeiro. O aumento das adubações com N-K inibiu o acúmulo de Ca e Mg nas folhas adjacentes ao fruto para as cultivares Gigante Amarelo, IAC e Ouro Vermelho, mas não alteraram o acúmulo de Ca e Mg na folha localizada no final do ramo frutífero. As cultivares de maracujazeiro apresentaram distintos acúmulos foliares de macronutrientes após a adubação com N-K, indicando a presença de demanda nutricional variável e necessidade de elaboração de métodos de diagnose específicos para cada cultivar.

Palavras-chave : Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg; Conteúdo de nutrientes; Nutrição mineral; Cultivares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )