SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4TEOR E ACÚMULO DE MICRONUTRIENTES EM FOLHAS DE MARACUJAZEIRO SOB MÉTODOS DE AMOSTRAGEM E ADUBAÇÕES N-K índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SUSZEK, GRAZIELI et al. UTILIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE E A RELAÇÃO SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS/ACIDEZ TOTAL TITULÁVEL EM LARANJA NA DEFINIÇÃO DO GRUPO-PADRÃO PARA NORMA DRIS. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.4, e-876.  Epub 04-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017876.

A qualidade nutricional da laranja influencia diretamente na qualidade do suco. Desta forma, o DRIS (sistema integrado de diagnose e recomendação) permite identificar o balanço dos nutrientes numa planta, determinar se o crescimento da mesma está sujeito à limitação de natureza nutricional ou não nutricional. Assim, o objetivo foi utilizar a relação sólidos solúveis totais/acidez total titulável (SST/ATT) para a identificação do grupo-padrão (grupo com melhor qualidade e produtividade) e definição do DRIS. Para isso, o experimento foi conduzido em um pomar de laranjeiras (1 ha) da variedade Monte Parnaso, localizado em Nova Laranjeiras-PR. Vinte árvores foram georreferenciadas, visando a coletar amostras para a realização da análise foliar e quantificação dos parâmetros de qualidade dos frutos. Após a determinação dos parâmetros, os resultados da análise foliar foram avaliados e comparados, utilizando os critérios da norma DRIS. Assim, foi possível observar que a relação SST/ATT apresentou melhor relação com o IBN (índice de balanço nutricional), quando comparado à produtividade e, desta forma, apresenta melhor resposta na escolha do grupo-padrão para o cálculo do DRIS.

Palavras-chave : propriedades químicas dos frutos; nutrição de plantas; Citrus sinensis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )