SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5MORFOANATOMIA DE Garcinia madruno (KUNTH) HAMMEL (CLUSIACEAE) SOB CONDIÇÕES DE ALAGAMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

CAMPOS, DANIELA CAVALCANTE DOS SANTOS et al. ESTUDO DE PÓS-ACIDIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE ANTOCIANINAS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM IOGURTES E LEITES FERMENTADOS DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.5, e-871.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017871.

Neste trabalho foi avaliada a pós-acidificação, a estabilidade das antocianinas e da atividade antioxidante em iogurtes e leites fermentados de açaí durante 28 dias de armazenamento refrigerado. Para determinação da pós-acidificação, assim como da estabilidade das propriedades funcionais dos iogurtes (IA) e leites fermentados (LFA) de açaí, os produtos armazenados a 4 ºC, foram avaliados no dia 0 e a cada 7 dias, quanto ao pH, acidez titulável em ácido lático, cor instrumental, antocianinas e atividade antioxidante pelo método do radical livre DPPH. A acidificação de ambas as matrizes alimentares foram mais evidentes entre os dias 0 e 7 de avaliação. Os IA apesentaram redução no parâmetro L*, enquanto que as cromaticidade a* e b* dos IA e LFA aumentaram seus valores, à medida que o teor de polpa de açaí foi aumentado, entretanto considerando o período de avaliação, verificou-se aumento de L* e b* relacionando-se as degradações nas antocianinas. As antocianinas, assim como a atividade antioxidante dos IA e LFA mostraram aumento em seus valores conforme os teores de polpa foram aumentados, porém reduziram suas concentrações ao fim do período de armazenamento. Os IA e LFA, podem ser considerados excelentes fontes de substâncias antioxidantes, sendo alternativa a indivíduos não habituados ao consumo de frutas e legumes.

Palavras-chave : Produtos lácteos; alimentos funcionais; frutos nativos; Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )