SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5ESTUDO DE PÓS-ACIDIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE ANTOCIANINAS E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE EM IOGURTES E LEITES FERMENTADOS DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.)PERAS ‘ROCHA’ ARMAZENADAS EM ATMOSFERA CONTROLADA COM ULTRABAIXO O2 E COM BAIXO O2 ASSOCIADO A DIFERENTES TEORES DE CO2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

ABREU, NATÁLIA DO COUTO; BARBOSA, SUZANA MARQUES; GURGEL, ELY SIMONE CAJUEIRO  e  CARVALHO, WENDELL VILHENA DE. MORFOANATOMIA DE Garcinia madruno (KUNTH) HAMMEL (CLUSIACEAE) SOB CONDIÇÕES DE ALAGAMENTO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.5, e-012.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017012.

Garcinia madruno (Kunth) Hammel, árvore neotropical, ocorre naturalmente em florestas de terra firme, considerada uma fonte de renda da população da Amazônia, além de sua importância medicinal do látex para curar diversas doenças. O estudo objetivou descrever e comparar as respostas morfoanatômicas das plantas estressadas e em condições de normoxia. Plantas jovens de Garcinia madruno foram submetidas a dois regimes hídricos: controle irrigado diariamente; e alagado por 84 dias. Lenticelas hipertróficas, raízes adventícias e características anatômicas da raiz e da folha foram avaliados aos 0; 21; 42; 63 e 84 dias. Não foram observadas modificações na estrutura foliar, no caule surgiram rachaduras e lenticelas hipertróficas, aumento e enegrecimento das raízes, bem como o surgimento de raízes adventícias, como forma de adaptação ao ambiente alagado. As modificações anatômicas nas raízes de plantas alagadas foram o espessamento da exoderme na raiz principal e do periciclo na raiz lateral, além de grande quantidade de aerênquima. Os testes histoquímicos detectaram: amido: nervura central, mesofilo, pecíolo e raiz das plantas alagadas, bem como no pecíolo das controles; apenas nas alagadas foram observados compostos fenólicos no pecíolo e alcaloides: nervura central, pecíolo e raiz.

Palavras-chave : Amazônia; bacurizinho; estresse; frutíferas; histoquímica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )