SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5ENTOMOFAUNA ASSOCIADA A DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DA CULTURA DO MIRTILEIRORESISTÊNCIA DE NOVOS HÍBRIDOS DE CITROS À MANCHA MARROM DE ALTERNARIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MOREIRA, ANDRÉA NUNES et al. TÉCNICA DE AMOSTRAGEM CONVENCIONAL PARA TRIPES EM VIDEIRA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.5, e-582.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017582.

Na cultura da videira, os tripes são mencionados como pragas em diversos países do continente Europeu e nos Estados Unidos, atacando frutos, flores, folhas e brotos. No Brasil, muitas espécies têm sido relatadas nesta cultura. Deste modo, o objetivo deste foi definir a melhor técnica, unidade amostral e o número de amostras exigidas em um plano convencional para a amostragem de tripes em uva. Os estudos foram realizados em áreas de Vitis vinifera, cultivar Sugraone, sem aplicação de inseticidas. Uma área de 2.240m2 foi submetida a coleta de amostras em diferentes estratos de folhas e ramos, em 15 plantas, durante dois anos, totalizando 47 datas de amostragem. Além disso, também foram abordadas as técnicas de amostragem de batida da inflorescência na bandeja e coleta da inflorescência. Para o cálculo do tempo de amostragem foram utilizados parreirais com as variedades Sugraone e Thompson Seedless. Foram estimadas equações de regressões lineares entre as densidades relativas e absolutas de tripes por folha e ramo. A técnica da batida da flor foi a mais adequada para a amostragem dos tripes em inflorescências. A unidade amostral composta por uma folha localizada no meio do ramo mediano da planta foi o plano de melhor representatividade. A amostragem deve ser realizada em 10 plantas e 10 inflorescências por hectare para detectar os tripes na folha e na flor da videira, respectivamente.

Palavras-chave : Vitis vinifera; Thysanoptera; Unidade de amostragem; Manejo integrado de pragas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )