SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número especialPRODUÇÃO, QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA E COMPOSTOS BIOATIVOS DE FRUTOS DE MIRTILEIRO MISTY SOB DIFERENTES INTENSIDADES DE PODAFREMONT - IAC 543 : TANGERINA COM POTENCIAL PARA O MERCADO BRASILEIRO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

COSTA, ANA CLAUDIA et al. QUALIDADE DE FRUTOS DE PITAIA SUBMETIDOS AO ENSACAMENTO NO CAMPO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.spe, e-377.  Epub 09-Fev-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017377.

Nos últimos anos, com a mudança no perfil do consumidor, tem aumentado a exigência por alimentos com níveis reduzidos ou mesmo isentos de agrotóxicos. O ensacamento dos frutos no campo é considerado uma das práticas fitossanitárias mais antigas e eficazes, sendo uma alternativa ao uso do controle químico. Objetivou-se, no presente trabalho, testar alguns tipos de embalagem no ensacamento dos frutos de pitaia durante seu desenvolvimento na planta, visando à manutenção de sua qualidade. Foram utilizados frutos de plantas de pitaia-vermelha [Hylocereus undatus (Haw.) Britton & Rose] com cinco anos pós-plantio. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 5 tratamentos, 4 repetições e 10 frutos por parcela. Os tratamentos foram constituídos da testemunha (sem ensacamento), saco de jornal, saco de papel Kraft, saco de papel-manteiga e saco de tecido não tecido (TNT). As seguintes características foram avaliadas: porcentagem de frutos remanescentes até à colheita, porcentagem de frutos danificados, massa dos frutos, diâmetro longitudinal e transversal, rendimento de polpa, espessura da casca, teor de sólidos solúveis (SS), pH, acidez titulável (AT) e relação SS/AT. Não houve diferença entre os tratamentos para a maioria das características analisadas, com exceção do percentual de frutos remanescentes na planta e do percentual de frutos danificados. O ensacamento não altera as características físicas e químicas de frutos de pitaia-vermelha. Sacos de TNT e jornal são mais eficientes no ensacamento de frutos de pitaia devido à maior permanência nos frutos durante seu desenvolvimento na planta.

Palavras-chave : Hylocereus undatus (Haw.) Britton & Rose; embalagem; qualidade pós-colheita.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )