SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número especialQUALIDADE DE FRUTOS DE PITAIA SUBMETIDOS AO ENSACAMENTO NO CAMPOAVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE LICHIA VISANDO FONTES DE RESISTÊNCIA AO ÁCARO Aceria litchii índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PACHECO, CAMILLA DE ANDRADE et al. FREMONT - IAC 543 : TANGERINA COM POTENCIAL PARA O MERCADO BRASILEIRO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.spe, e-436.  Epub 09-Fev-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017436.

Plantar novos tipos de tangerinas é uma alternativa interessante para os citricultores brasileiros, devido ao crescente mercado interno. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar uma nova variedade de tangerina, a Fremont. A qualidade física e química da fruta e do suco (massa, cor da casca, rendimento de suco, acidez, teor de sólidos solúveis e ratio) foi avaliada, seguido por testes sensoriais para ordenar a diferença e preferência em relação às variedades clementina Nules e tangerina Ponkan. A tangerina Fremont produz frutos que atendem aos padrões exigidos pelo mercado consumidor brasileiro, com massa apropriada para a venda como fruta fresca, rendimento de suco adequado, maturação precoce a meia-estação. Além disso, teve a preferência, junto com a clementina Nules, quando comparado com a tangerina Ponkan, a principal variedade comercial no Brasil.

Palavras-chave : Citrus clementina x C. reticulata; fruta fesca; preferência; qualidade físico-química; teste de ordenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )