SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5CRESCIMENTO DE MICROBROTOS DE BANANEIRA ‘PRATA-ANÃ’ CLONE GORUTUBA A PARTIR DE SEMENTES SINTÉTICAS:SUBSTRATOS E CONCENTRAÇÃO DE BAPBROTAÇÃO E FERTILIDADE DE GEMAS DE NOVAS CULTIVARES DE UVAS DE MESA E SELEÇÕES DE MELHORAMENTO NO VALE DO SÃO FRANCISCO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MARTINEZ, EMANUEL ALMEIDA et al. AVALIAÇÃO DE NITROGÊNIO, FERTILIDADE DE GEMAS E PRODUÇÃO DA VIDEIRA ‘THOMPSON SEEDLESS’ SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.5, e-950.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017950.

Adotaram-se métodos de análise de N em tecidos de folhas em laboratório, teores de nitrato na seiva de pecíolos e o índice relativo de clorofila (IRC, em unidade SPAD), bem como foram avaliados as taxas de fertilidade de gemas, os aspectos produtivos e qualitativos de cachos e bagas da videira ‘Thompson Seedless’, enxertada sobre os porta-enxertos ‘Harmony’, ‘Jales’ ‘Paulsen 1103’ e ‘SO4’. A dose de N aplicada foi de 80 kg ha-1, e o experimento foi instalado no Submédio do Vale do São Francisco, Brasil. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, com quatro tratamentos e cinco repetições, sendo que a parcela experimental foi constituída por cinco plantas. Além das análises de N pelos métodos citados, avaliaram-se comprimento e largura (cm) e massa fresca de cacho (g), comprimento, diâmetro (mm), volume (mL), massa da matéria fresca de bagas (g), teor de sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT, fertilidade de gemas potencial (gemas frutíferas, vegetativas, mortas e escuras, em %) e fertilidade de gemas real (%). Verificaram-se diferenças entre teores de nitrogênio na folha, nitrato na seiva e IRC da ‘Thompson Seedless’ em relação aos porta-enxertos, e quando enxertada sobre o ‘Harmony’, a ‘Thompson Seedless’ expressou melhor potencial para o desenvolvimento de cachos e bagas.

Palavras-chave : Vitis vinifera (L.); nutrição de plantas; fertilidade de gemas; viticultura tropical irrigada.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )