SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5ESTRUTURA GENÉTICA DO GERMOPLASMA DE MELHORAMENTO DE PESSEGUEIRO NO BRASILREPETIBILIDADE PARA CARACTERES DE QUALIDADE DE FRUTOS DE FIGUEIRA DA ÍNDIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MAROSTEGA, THALITA NEVES et al. DIVERSIDADE GENÉTICA DE ACESSOS DE Passiflora COM BASE EM DESCRITORES MORFOFISIOLÓGICOS DE SEMENTE. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.5, e-365.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017365.

O objetivo deste trabalho foi estimar a divergência genética entre acessos de Passiflora com base em características morfofisiológicas da semente. Os acessos foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias agrupadas pelo método Scott-Knott. A diversidade genética foi estudada de acordo com o método de agrupamento de Tocher e UPGMA, baseado na distância de Mahalanobis (D2) e Variáveis Canônicas. Nas análises de agrupamento, foram formados quatro grupos pelos métodos UPGMA e Variáveis Canônicas. No método de Otimização de Tocher foram formados sete grupos. Os acessos das espécies P. eichleriana, P. suberosa, P. edulis e P. foetida apresentaram os melhores resultados para as características de semente estudadas, sendo indicados para cruzamentos interespecíficos, visando seleção de materiais que apresentem sementes menos dormentes e mais vigorosas.

Palavras-chave : maracujazeiro; variabilidade; silvestre; método de agrupamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )