SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5DIVERSIDADE GENÉTICA DE ACESSOS DE Passiflora COM BASE EM DESCRITORES MORFOFISIOLÓGICOS DE SEMENTEPOTENCIAL FISIOLÓGICO E CONSERVAÇÃO DE SEMENTES DE MURUCI (Byrsonima crassifolia) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

NUNES, VALTÂNIA XAVIER et al. REPETIBILIDADE PARA CARACTERES DE QUALIDADE DE FRUTOS DE FIGUEIRA DA ÍNDIA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.5, e-481.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017481.

A análise de repetibilidade tem sido utilizada para estudo de caracteres de diversas culturas, auxiliando na definição do número mínimo necessário para avaliações de genótipos com maior eficiência e menor consumo de tempo e recursos. Todavia, para a figueira da índia não foi encontrada na literatura pesquisas dessa natureza. Assim, este estudo teve como objetivo determinar o coeficiente de repetibilidade para características do fruto de figueira da índia e o número mínimo de avaliações (fruto) capaz de proporcionar confiabilidade aceitáveis para a predição do valor real. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal Baiano/Campus Guanambi, analisando-se 150 frutos, provenientes de três municípios do estado da Bahia. Os coeficientes de repetibilidade foram estimados pelos métodos da análise de variância, componentes principais com base na matriz de covariância (CPCV) e de correlações (CPC), e análise estrutural com base na matriz de correlações (AE). A análise de variância mostrou que, com exceção do diâmetro dos frutos, o efeito do local de produção (município) foi significativo para todas as características avaliadas. O método dos CPCV demonstrou ser o mais adequado para o estudo da repetibilidade para características de qualidade dos frutos da figueira da índia. São necessários 7 frutos, para determinar, com 90% de confiança, os caracteres comprimento, diâmetro, firmeza do fruto, espessura da casca, número de sementes, massa do fruto, massa da casca, massa da polpa, pH, acidez titulável, sólidos solúveis, relação SS/AT e rendimento de polpa em figueira da índia.

Palavras-chave : Opuntia ficus-indica; tamanho de amostra; componentes de variância; covariância fenotípica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )