SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5POTENCIAL FISIOLÓGICO E CONSERVAÇÃO DE SEMENTES DE MURUCI (Byrsonima crassifolia) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

ANDRADE, RENATA APARECIDA DE; BARRETO, LÍVIA FELÍCIO; NACATA, GUILHERME  e  SAUCO, VICTOR GALÁN. AVANÇOS NA PROPAGAÇÃO DA RAMBUTEIRA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.5, e-690.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017690.

A realidade da fruticultura brasileira tem demostrando crescente demanda de informações sustentáveis sobre frutíferas nativas e exóticas, as quais possam diversificar e elevar a eficácia da exploração de frutas. Pesquisas em propagação em frutíferas tem grande importância para que se possa fornecer um protocolo para adequada multiplicação dessa frutífera. Devido a grande diversidade genética das plantas de rambutan, para estabelecimento de pomares comerciais da cultura, recomenda-se o uso de plantas propagadas vegetativamente. Este trabalho teve como objetivo avaliar a propagação de rambuteira por estaquia, alporquia, enxertia, bem como a germinação por sementes e a viabilidade no armazenamento. Pelos resultados dos trabalhos nota-se que a frutífera pode ser propagada por alporquia, enxertia e por sementes, e se existir a necessidade de armazenamento de sementes que não ultrapasse um período de seis dias e sejam mantidas dentro dos frutos, não houve diferenças consideráveis na germinação nos substratos testados neste experimento.

Palavras-chave : Nephelium lappaceum L; enxertia; alporquia; estaquia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )