SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número especialDISCRIMINAÇÃO ISOTÓPICA DE CARBONO EM FOLHAS DE MANGUEIRAS SUBMETIDAS A ESTRESSE SALINOAVALIAÇÃO DE MÉTODOS EMERGENTES SOBRE O CONTEÚDO DE POLIFENÓIS, CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E PRESENÇA QUALITATIVA DE ACETIOGENINAS EM PULPA DE SOURSOP (Annona muricata L.) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MONTEIRO, MARIANA FERRAZ; AGUILA, JUAN SAAVEDRA DEL; PESSOA, CLEUCIONE DE OLIVEIRA  e  KLUGE, RICARDO ALFREDO. EMBALAGEM A VÁCUO É EFICIENTE PARA REMOVER A ADSTRINGÊNCIA E MANTER A FIRMEZA DE CAQUI ‘GIOMBO’. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.spe, e-129.  Epub 26-Jan-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017129.

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma técnica simples para a remoção da adstringência, além de manter a firmeza de polpa de caqui ‘Giombo’. Os frutos foram colocados em diferentes tipos de embalagens plásticas: polietileno de baixa densidade (PEBD), polipropileno (PP) e polietileno-poliamida (PE-PA). As embalagens foram seladas a vácuo e tiveram dimensão de 30 cm x 50 cm e 20 micrômetros de espessura. Frutos não acondicionados em embalagens plásticas foram usados como controle. Após o embalamento, os frutos foram armazenados em condição ambiente (22oC e 70% UR) durante cinco dias. Após esse período, os frutos foram removidos da embalagem e colocados na mesma condição anterior por seis dias e avaliados a cada dois dias. Todas as embalagens plásticas demonstraram efetividade na remoção da adstringência, mas apenas o PE-PA manteve a firmeza durante os seis dias após a remoção dos frutos da embalagem. As embalagens com PEPD e PP causaram redução na adstringência enquanto a firmeza foi adequadamente mantida até o quarto dia em temperatura ambiente. Não foi possível obter vácuo nestes dois tipos de embalagem, apenas no PE-PA. O PE-PA reduz a adstringência mais rapidamente e mantém a firmeza por mais tempo em condição ambiente.

Palavras-chave : Diospyrus kaki L.; atmosfera modificada; tanino.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )