SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número especialEMBALAGEM A VÁCUO É EFICIENTE PARA REMOVER A ADSTRINGÊNCIA E MANTER A FIRMEZA DE CAQUI ‘GIOMBO’ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

FERNANDEZ, ANDRÉS ELOY LEÓN et al. AVALIAÇÃO DE MÉTODOS EMERGENTES SOBRE O CONTEÚDO DE POLIFENÓIS, CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E PRESENÇA QUALITATIVA DE ACETIOGENINAS EM PULPA DE SOURSOP (Annona muricata L.). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2017, vol.39, n.spe, e-358.  Epub 26-Jan-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452017358.

O objetivo deste estudo foi avaliar os extratos do polpa da graviola obtidos com diferentes solventes (clorofórmio, metanol, acetato de etilo e água) e diferentes métodos de extração (Soxhlet, sonicação e micro-ondas). Foi analisado o conteúdo de polifenóis extraíveis, capacidade antioxidante e presença qualitativa de acetogeninas. O método de extração mais eficiente para obter polifenóis extraíveis e valores elevados de capacidade antioxidante (DPPH) foi por sonicação, seguido por micro-ondas, quando o metanol foi usado. As acetogeninas foram detectadas somente em extractos com clorofórmio e acetato de etilo para todos os métodos de extração avaliados. Sonicação ou micro-ondas foi eficaz para extrair acetogeninas ou polifenóis em maior quantidade do que o relatado em polpa de graviola, em pouco tempo e pouco solvente.

Palavras-chave : Annona muricata; métodos emergentes de extração; compostos bioactivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )