SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1DIFERENTIAL EXPRESSED SEQUENCE TAGS OF MEXICAN RACE AVOCADO FRUITS (Persea americana Mill. var. drymifolia) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SERQUIZ, Alexandre Coelho et al. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE HEMOAGLUTINANTE E INIBIDORA DE ENZIMAS DIGESTÓRIAS DE EXTRATOS OBTIDOS DE DIFERENTES PARTES DA ATEMOIA. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.1, e-098.  Epub 15-Fev-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018098.

Os benefícios de diversos alimentos, como frutas e hortaliças, têm sido foco de vários estudos que visam a melhorar o bem-estar, a saúde e a reduzir a incidência de doenças. Dessa forma, no presente estudo, averiguou-se a presença de moléculas de interesse biotecnológico e farmacológico em casca, semente e polpa de Annona x atemoya Mabb. Extratos aquosos das três partes do fruto foram obtidos com diferentes tampões e avaliados quanto a seu conteúdo de proteínas e compostos fenólicos. As três partes do fruto apresentaram proporções diferentes destes compostos quando submetidos a distintas condições de extração, sendo que as maiores concentrações de proteínas foram encontradas na semente, e as de fenólicos na casca, do fruto estudado. Proteínas bioativas (inibidores de proteases e lectinas) foram detectadas por ensaios inibitórios para tripsina e quimotripsina, e ensaios de atividade hemaglutinante com eritrócitos humanos. Identificou-se variação de 400 a 9.600 unidades de inibição para a tripsina nos extratos analisados; já para a quimotripsina foi vista variação nas unidades de inibição de 200 a 2.500 unidades nas três partes do fruto e nas diferentes condições de extração. Os extratos obtidos das sementes e da casca apresentaram títulos superiores a 0,9 unidades de hemaglutinação, sugerindo que os resíduos do processamento de produtos derivados de A. x atemoya são potenciais fontes de moléculas bioativas.

Palavras-chave : Annona x atemoya; resíduos; inibidores de proteases; lectinas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )