SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1ANÁLISE HISTOLÓGICA E DESEMPENHO DE POPULAÇÕES DE MARACUJAZEIRO-AZEDO SOB DIFERENTES PORTA-ENXERTOS RESISTENTES AO Fusarium sppIMPACTO DA CHUVA SOBRE O ACARICIDA PROPARGITE COM E SEM ADIÇÃO DE ADJUVANTES NO CONTROLE DO ÁCARO Brevipalpus yothersi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PEREIRA, Jonathan; MONTEIRO, Lino Bittencourt  e  GOMEZ, Daniel Ricardo Sosa. MORTALIDADE DE LAGARTA-ENROLADEIRA-DA-MAÇÃ EXPOSTAS A DIFERENTES SUBESPÉCIES DE Bacillus thuringiensis EM DIETA ARTIFICIAL, EM TRÊS PERÍODOS DE AVALIAÇÃO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.1, e-732.  Epub 08-Fev-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018732.

Bacillus thuringiensis é o entomopatógeno mais comercializado mundialmente. Objetivou-se com este estudo avaliar a eficiência das subespécies kurstaki, aizawai e o hibrido aizawai x no kurstakicontrole de Bonagota salubricola (Lepidopetera: Tortricidae) em diferentes períodos de avaliação. Os experimentos foram realizados em dieta artificial. Foram utilizadas microplacas contendo 150 µl de dieta em cada poço. A concentração contendo as subespécies de Bt foi depositada na superfície da dieta, em seguida liberada uma larva neonata, totalizando 24 em cada concentração. A mortalidade foi avaliada no sétimo, décimo e décimo quinto dias após o tratamento. Em todas as concentrações, foi verificado o instar larval. A avaliação de mortalidade realizada após quinze dias do tratamento foi significativa para as três subespécies. Bt kurstaki foi mais eficiente em todos os períodos de avaliação, exceto aos quinze dias, período em que foi semelhante a Bt aizawai. Avaliações acima de sete dias foram mais adequadas para determinar a mortalidade. As três subespécies influenciaram na capacidade de mudança de instar, indiferentemente da concentração. A CL50 de Bt kurstaki, aos sete e dez dias de avaliação, foi de três a seis vezes menores que Bt x aizawaikurstaki e Bt aizawai, respectivamente.

Palavras-chave : Bonagota salubricola; Macieira; Entomopatógeno.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )