SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1IMPACTO DA CHUVA SOBRE O ACARICIDA PROPARGITE COM E SEM ADIÇÃO DE ADJUVANTES NO CONTROLE DO ÁCARO Brevipalpus yothersiDesempenho de macieiras ‘Fuji Suprema’ tratadas com indutores de brotação, em São Joaquim-SC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PAZ, Dannielle Silva Da et al. REAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMOEIRO A MANCHA-ALVO E ATIVIDADE DE EXTRATOS VEGETAIS E Bacillus spp.SOBRE Corynespora cassiicola. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.1, e-927.  Epub 08-Fev-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018927.

A mancha-alvo do mamoeiro, causada pelo fungo Corynespora casiicola, possui ampla distribuição geográfica, causando manchas foliares em vários hospedeiros. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o comportamento de variedades/seleções de mamoeiro à ocorrência natural da mancha-alvo e testar o efeito fungitóxico de extratos de nim, citronela e eucalipto, e fungistático de isolados de Bacillus sobre o fungo C. cassiicola in vitro. Para avaliar a ocorrência natural da doença no campo, foram avaliados os sintomas em folhas de 11 variedades e/ou seleções de mamoeiro. A patogenicidade dos isolados foi verificada pela inoculação de plantas em casa de vegetação. Os extratos de nim, citronela e eucalipto foram preparados nas concentrações de 10; 15 e 20% e vertidos em placas de Petri, contendo discos de micélio de C. cassiicola. Para Bacilllus, foram utilizados nove isolados, e a potencialidade antagonista foi avaliada pelo pareamento de colônias do patógeno e dos isolados, pelo método de círculo. As variedades e seleções de mamoeiro apresentaram a totalidade das folhas com lesões, sendo as seleções Canaã Sunrise Solo e Canaã Golden as que apresentaram maior número de lesões/folhas, mostrando que as variedades/seleções de mamoeiro respondem diferentemente ao fitopatógeno. Todos os extratos vegetais testados apresentaram efeito inibitório sobre o crescimento micelial in vitro de C. cassiicola. Os isolados de Bacillus apresentaram potencial antagônico sobre o crescimento micelial do fungo, sendo os isolados de B. methylotrophicus (Iso 31 e Iso 41) mais promissores como agentes de controle biológico. Estes resultados indicam que formas de controle alternativo de doenças são promissoras no manejo da mancha-alvo do mamoeiro.

Palavras-chave : Carica papaya L.; Azadirachta indica; Cymbopogon nardus; Biocontrole; Mancha-alvo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )