SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1REAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMOEIRO A MANCHA-ALVO E ATIVIDADE DE EXTRATOS VEGETAIS E Bacillus spp.SOBRE Corynespora cassiicolaPotencial de água no ramo de pessegueiro em função do armazenamento de água no solo e da demanda evaporativa da atmosfera índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PASA, Mateus da Silveira et al. Desempenho de macieiras ‘Fuji Suprema’ tratadas com indutores de brotação, em São Joaquim-SC. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.1, e-325.  Epub 19-Fev-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018325.

A aplicação de indutores de brotação para superar o baixo acúmulo de frio é uma prática comum em pomares de macieira na região Sul do Brasil. No entanto, sua necessidade em áreas com maior acúmulo de frio, como na cidade de São Joaquim, do Estado de Santa Catarina (SC), tem sido questionada ao longo dos anos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes indutores de brotação no desempenho de macieiras ‘Fuji Suprema’ na região de São Joaquim-SC. O estudo foi desenvolvido na Estação Experimental de São Joaquim – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, nas safras de 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016. Foram utilizadas plantas da cultivar ‘Fuji Suprema’, com 10 anos de idade, enxertadas no porta-enxerto ‘M.9’. O delineamento experimental foi de casualização por blocos, com cinco repetições. Os tratamentos consistiram em solução nutritiva contendo nitrogênio solúvel e cálcio (SNCa), combinado com nitrato de cálcio ou óleo mineral, em diferentes concentrações e cianamida hidrogenada combinada com óleo mineral. A aplicação foi realizada quando as gemas estavam entre os estádios A (gema dormente) e B (gema inchada; ponta prateada). Foi avaliada a influência dos tratamentos na floração, brotação, produção e qualidade do fruto. A floração e a qualidade do fruto foram pouco influenciadas pelos tratamentos. Por outro lado, a brotação de gemas laterais foi consistentemente aumentada pelos produtos testados em duas das três safras em que o estudo foi realizado.

Palavras-chave : Malus domestica; dormência; floração; produtividade; cianamida hidrogenada; solução de nitrogênio e cálcio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )