SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Desempenho de macieiras ‘Fuji Suprema’ tratadas com indutores de brotação, em São Joaquim-SCÍndices paramétricos e não paramétricos aplicados na seleção de progênies de maracujazeiro-azedo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MONTEIRO, Alex Becker et al. Potencial de água no ramo de pessegueiro em função do armazenamento de água no solo e da demanda evaporativa da atmosfera. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.1, e-403.  Epub 19-Fev-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018403.

A utilização de indicadores do potencial de água na planta tem sido adotada no manejo da irrigação ao longo dos últimos anos, pois é admitido que a planta seja o melhor indicador do seu próprio estado hídrico. O objetivo do presente trabalho foi verificar a relação do potencial da água nos ramos do pessegueiro com a demanda evaporativa da atmosfera e com a disponibilidade de água em duas classes texturais de um Argissolo Bruno-Acinzentado, visando à adoção de estratégias de manejo da irrigação em pessegueiros baseada no potencial de água na planta. Em um pomar comercial de pessegueiro, cv. Esmeralda, no município de Morro Redondo-Rio Grande do Sul Foram avaliadas plantas em quatro linhas de pessegueiro, sendo duas irrigadas e duas não irrigadas. O manejo da irrigação foi baseado na reposição da evapotranspiração potencial da cultura. Concluiu-se que o potencial de água no ramo do pessegueiro apresenta uma relação direta com a demanda evaporativa até o final da colheita dos frutos e uma relação inversa com o armazenamento de água no solo. Futuros estudos devem ser realizados baseados no manejo da irrigação por meio do potencial de água na planta de pessegueiro principalmente, na pós-colheita.

Palavras-chave : Prunus persica (L.); estado hídrico; evapotranspiração; conteúdo de água no solo; manejo da irrigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )