SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Potencial de água no ramo de pessegueiro em função do armazenamento de água no solo e da demanda evaporativa da atmosferaResistência ao Cowpea aphid-borne mosaic virus em genótipos de Passiflora setacea germinadas in vitro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

DALBOSCO, Edinéia Zulian et al. Índices paramétricos e não paramétricos aplicados na seleção de progênies de maracujazeiro-azedo. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.1, e-282.  Epub 26-Fev-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018282.

Na seleção de progênies de maracujazeiro-azedo, várias características devem ser observadas. Uma alternativa é o uso de índices de seleção que visem a melhorar gradativamente as frequências de genótipos favoráveis para o conjunto de características de interesse. O objetivo deste trabalho foi comparar índices de seleção paramétricos e não paramétricos na seleção de progênies de maracujazeiro-azedo e identificar os melhores pesos econômicos. Desta forma, 118 famílias de irmãos completos e três testemunhas foram avaliadas para dias para o florescimento, produtividade em kg ha-1 ano, massa de frutos em g, número de frutos, comprimento médio dos frutos em mm, diâmetro médio de frutos em mm, formato de fruto, espessura média de casca em mm, rendimento de polpa, coloração da polpa, teor de sólidos solúveis totais, acidez total titulável e ratio. Os índices de seleção não paramétricos empregados para a obtenção dos ganhos genéticos foram Mulamba e Mock, distância genótipo ideótipo, multiplicativo e Elston, e os índices paramétricos foram de Smith e Hazel, Williams e Pesek e Baker, com a atribuição de diferentes pesos econômicos. Os índices de seleção não paramétricos de Mulamba e Mock, distância genótipo ideótipo e o índice paramétrico de Williams apresentaram ganhos satisfatórios e equilibrados. Os pesos econômicos coeficiente de variação genético, desvio-padrão genético e peso aleatório proporcionaram maiores ganhos para os índices de seleção não paramétricos; para os índices paramétricos, os ganhos foram semelhantes, independentemente do peso atribuído, exceto para o índice de Pesek e Baker, em que o desvio-padrão genético proporcionou o maior ganho.

Palavras-chave : Ganhos genéticos; seleção recorrente; Passiflora edulis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )