SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Inovações tecnológicas na propagação do Açaizeiro e do BacurizeiroComposição química, atividades anti-Trypanosoma cruzi e citotóxica do óleo essencial dos frutos verdes de Protium ovatum (BURSERACEAE) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

JIMENES, Isabela Maria; SILVA, Simone Rodrigues da; TEZOTTO-ULIANA, Jaqueline Visioni  e  CANTUARIAS-AVILES, Tatiana. Atributos de qualidade em frutos de mirtileiro ‘Snowchaser’ de baixa exigência em frio cultivados no Brasil. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.1, e-473.  Epub 08-Mar-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018473.

Há poucos estudos sobre a qualidade pós-colheita de cultivares de mirtilos de baixa exigência em frio hibernal, recentemente introduzidas no Brasil. Frutos de mirtileiro ‘Snowchaser’ foram avaliados quanto às propriedades físicas e químicas e também com relação à atividade antioxidante, durante 6 dias de armazenamento. Houve aumento da perda de massa e manutenção das variáveis colorimétricas de luminosidade (L*) e (b*), enquanto os valores da variável a* diminuíram e os de croma aumentaram. Os teores de antocianinas e flavonoides aumentaram, assim como a atividade antioxidante. O período máximo de conservação dos frutos em temperatura ambiente foi de 6 dias, sem redução da atividade antioxidante ao longo do período, o que é benéfico para a saúde dos consumidores.

Palavras-chave : Vaccinium corymbosum; perda de massa; coloração; antocianinas; flavonoides; atividade antioxidante.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )