SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Atributos de qualidade em frutos de mirtileiro ‘Snowchaser’ de baixa exigência em frio cultivados no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

ESTEVAM, Elisângela Barbosa Borges et al. Composição química, atividades anti-Trypanosoma cruzi e citotóxica do óleo essencial dos frutos verdes de Protium ovatum (BURSERACEAE). Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.1, e-794.  Epub 08-Mar-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018794.

A doença de Chagas é uma das principais doenças tropicais negligenciadas causadas pelo Trypanosoma cruzi, e em seu tratamento utilizam-se medicamentos como o nifurtimox e o benzonidazol, que causam vários efeitos colaterais. O mercado de produtos naturais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, e o uso das plantas continua sendo uma alternativa para o desenvolvimento de novos medicamentos para cura de doenças. Portanto, este estudo aborda a composição química do óleo essencial dos frutos verdes de Protium ovatum e a avaliação de seus potenciais tripanocida e citotóxico. O óleo essencial foi obtido por hidrodestilação, utilizando o aparato do tipo Clevenger. A composição química foi determinada por cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (CG-EM). Os principais compostos encontrados no óleo essencial dos frutos verdes de P. ovatum foram: ß-mirceno (62,0 %), a-pineno (11,3 %) e limoneno (7,3 %). Este é o primeiro relato da composição química do óleo essencial obtido a partir de frutos verdes de P. ovatum. Os resultados mostraram que o óleo essencial analisado apresenta forte atividade tripanocida contra as formas tripomastigota da cepa Y do Trypanosoma cruzi (IC50 = 1,2 µg/mL). O óleo essencial exibiu ainda moderada citotoxidade frente à linhagem LLCMK2 na concentração avaliada (CC50 = 550,3 µg/mL). Em suma, o óleo essencial dos frutos verdes de P. ovatum pode ser considerado uma fonte alternativa para o desenvolvimento de novos medicamentos antiparasitários.

Palavras-chave : Protium ovatum; ß-mirceno; frutos; óleo essencial; Trypanosoma cruzi; análise citotóxica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )