SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Relação entre conteúdo de matéria seca na colheita e índices de maturação e qualidade pós-colheita de maçãs ‘Fuji’Fisiologia e conservação pós-colheita de goiaba ‘Paluma’ sob recobrimentos à base de amido de sementes de Jaca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

KUSTER, Ivanildo Schmith et al. Correlação fenotípica entre características foliares e atributos físicos e químicos de frutos de abacaxizeiro cv. Vitória. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.2, e-964.  Epub 22-Mar-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018964.

Considerando os poucos estudos relacionados ao abacaxizeiro cv. Vitória, conhecer as relações entre as características físicas e químicas dos frutos, e estas com a folha “D”, é fundamental. Objetivou-se com este trabalho avaliar as relações da folha “D”, com as características físicas e químicas de frutos do abacaxizeiro cv. Vitória, nas condições edafoclimáticas do norte do Estado do Espírito Santo. O ensaio foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, em parcelas subdivididas no tempo, com quatro repetições. Foram analisados os dados obtidos de 433 frutos avaliados individualmente, sendo: 84 no plantio em julho e indução aos 8 meses; 98 no plantio em julho e indução aos 10 meses; 84 no plantio em julho e indução aos 12 meses; 59 no plantio em setembro e indução aos 8 meses; 50 no plantio em setembro e indução aos 10 meses; e 58 no plantio em setembro e indução aos 12 meses. Correlação de Pearson foi realizada entre as características da folha “D” (comprimento e largura) e os aspectos físicos e químicos dos frutos (massa dos frutos com e sem coroa, comprimento e diâmetro dos frutos, volume de polpa, área translúcida, sólidos solúveis e acidez titulável) para os seis tratamentos. A maioria das relações entre as 11 características avaliadas mostrou-se de baixa magnitude nos seis tratamentos, mas houve correlações de alta magnitude e de aplicação prática de interesse a fitotecnistas, melhoristas, agricultores e consumidores. O comprimento e a largura da folha “D” não devem ser usados como indicadores de qualidades físicas e químicas de frutos do abacaxizeiro cv. Vitória. Frutos com maior massa, com ou sem coroa, ou maior largura ou diâmetro apresentam maior teor de polpa. Frutos com maior massa, com ou sem coroa, apresentam menor teor de sólidos solúveis.

Palavras-chave : Ananas comosus (L.) Merrill; qualidade de fruto; correlação de Pearson.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )