SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Tratamento hidrotérmico no manejo da antracnose em banana ‘Prata-anã’ produzida no semiárido mineiroDiagnóstico dos serviços de polinização comercial em pomares de macieiras no brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MEDEIROS, Fabíola Rodrigues et al. Ocorrência de Purpureocillium lilacinum em ninfas de mosca-negra-dos-citros. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.2, e-237.  Epub 14-Maio-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018237.

A mosca-negra é uma praga de origem asiática que causa danos diretos e indiretos aos citros, prejudicando o desenvolvimento e a produção das plantas. Para o desenvolvimento de estratégias de manejo eficientes da praga, é necessária a integração de métodos de controle, sendo o controle biológico o mais indicado. Entre os agentes passíveis de utilização, os fungos entomopatogênicos são considerados um dos mais importantes e com largo espectro de utilização. Neste trabalho, é relatada a ocorrência de Purpureocillium lilacinum (Thom.) Luangsa-ard et al. (=Paecilomyces lilacinus), atacando ninfas da mosca-negra-dos-citros, Aleurocanthus woglumi Ashby (Hemiptera: Aleyrodidae). O fungo foi isolado de ninfas da mosca negra infectadas, presentes em folhas de Citrus spp. no município de Morros, Maranhão. Após isolamento, purificação e caracterização morfológica e molecular, realizou-se um teste de patogenicidade com ninfas de A. woglumi. Constatou-se correspondência morfológica e molecular entre o inóculoe o reisolado, comprovando-se a patogenicidade de P. lilacinum.

Palavras-chave : controle biológico; Aleurocanthus woglumi; entomopatógeno; fungos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )