SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Diagnóstico dos serviços de polinização comercial em pomares de macieiras no brasilDesempenho do maracujazeiro-amarelo em cultivo orgânico sob cobertura morta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MACHADO, Bruno Dalaz et al. Estudo do crescimento e distribuição espacial do sistema radicular de diferentes combinações de cultivares de pereiras europeias sobre porta-enxertos de marmeleiros. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.2, e-108.  Epub 12-Abr-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018108.

Informações sobre desenvolvimento das raízes constituem ferramenta essencial capaz de identificar, dentre as plantas de uma espécie, a que tenha maior capacidade de potencializar características de crescimento e desenvolvimento em sua parte aérea. Assim sendo, o objetivo do trabalho foi caracterizar a distribuição do sistema radicular ao longo do perfil do solo das diferentes combinações de cultivares de pereiras europeias sobre porta-enxertos de marmeleiro em sistemas de média densidade (2.500 plantas ha-1). As combinações avaliadas foram: Abbè Fetel/Adams, Clapp´s Favourite/EMA, Santa Maria/Adams, Rocha/Adams, Decana du Comice/ Adams, Packham´s Triumph/EMA, Packham´s Triumph/Adams e Conference/Adams. Em relação à profundidade efetiva, observou-se que até 40 cm de profundidade se concentram 80% do comprimento total de raízes e 83% da concentração radicular para todas as combinações. Para a distância efetiva, observou-se 80% do comprimento total de raízes distribuídos até 80 cm para todas as combinações, com exceção da Clapp´s Favourite/EMA, cuja distância efetiva foi 100 cm. Foi possível observar que, na média das seis combinações, 86% da concentração radicular na distância horizontal localizam-se até 80 cm.

Palavras-chave : Pyrus communis L.; Cydonia oblonga L.; raiz.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )