SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Acúmulo de unidades térmicas e desenvolvimento da inflorescência e do fruto da mangueira ‘Ubá’ cultivada em Visconde do Rio Branco-MGQualidade de frutos e produção de Maracujazeiros- Amarelos e doces no norte de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SILVA, Daniel Fernandes da et al. Parâmetros produtivos e qualitativos de quatro espécies de fisális cultivadas sob telas fotoconversoras coloridas. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.2, e-528.  Epub 12-Abr-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018528.

O gênero Physalis L. tem grande importância no âmbito da biodiversidade brasileira, especialmente na região amazônica. O uso de telas de sombreamento coloridas permitem a manipulação do espectro luminoso, e assim o fornecimento de luz em quantidade e qualidade adequadas para cada espécie maximizando a produção. Diante do exposto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar os efeitos de telas de sombreamento na produção e nos parâmetros qualitativos de frutos (diâmetros longitudinal e transversal e a biomassa do fruto com e sem cálice, produção e número de frutos por planta) de quatro espécies pertencentes ao gênero Physalis. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 5, sendo quatro espécies de fisális (P. peruviana, P. pubescens, P. minima e P. ixocarpa) e quatro cores de telas fotoconversoras (branca, azul, vermelha e preta), além do tratamento controle a pleno sol. Os frutos foram colhidos semanalmente e avaliados quanto ao diâmetro longitudinal e transversal, e a biomassa do fruto com e sem cálice. Ao final, foram determinados a percentagem de biomassa do cálice em à relação a biomassa total do fruto, o número de frutos por planta e a produção. Verificou-se resposta diferenciada entre as espécies em relação à coloração das telas fotoconversoras. Plantas de P. peruviana apresentaram melhores parâmetros produtivos e qualitativos de frutos quando cultivadas a pleno sol ou sob tela branca, P. pubescens e P. minima quando cultivados a pleno sol ou sob telas branca e azul; e P. ixocarpa sob telas vermelha ou preta.

Palavras-chave : Physalis L.; espectro luminoso; desempenho produtivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )