SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2MORPHOLOGIC CHARACTERIZATION OF GUAVA GERMPLASM FROM MÉXICO: IMPLICATIONS ABOUT ITS CONSERVATION AND BREEDINGEfeito do processamento industrial para obtenção de goiabada sobre os compostos antioxidantes da goiaba (Psidium guajava l.) da cv. ‘Paluma’ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

CURI, Paula Nogueira et al. Caracterização e potencial de processamento na forma de marmeladas de cultivares de Marmeleiro de regiões tropicais. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.2, e-986.  Epub 26-Abr-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018986.

Com o intuito de agregar valor ao produto final, e visando a identificar quais cultivares implantadas em regiões tropicais são mais apropriadas para o processamento de marmeladas, o objetivo deste estudo foi caracterizar e avaliar a influência de diferentes cultivares de marmeleiro (‘Fuller’, ‘Smyrna’, ‘Portugal’, ‘Provence’, ‘Mendonza Inta-37’, ‘Alaranjado’, ‘Lajeado’, ‘CTS 207’, ‘D’Angers’ e ‘Bereczy’), cultivados em regiões tropicais do Brasil, sobre as características físico-químicas, propriedades reológicas e aceitação sensorial da marmelada obtida. As diferentes cultivares de marmelo apresentaram grande variabilidade entre si em relação às características físicas e físico-químicas. Entretanto, as cultivares estudadas deram origem a marmeladas muito semelhantes entre si que apresentaram alta aceitação sensorial, com exceção da cultivar Mendonza Inta-37, que deu origem a uma marmelada menos aceita.

Palavras-chave : Cydonia oblonga; cultivares de marmelo; marmelada; processamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )