SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Características dos frutos de duas populações de uvaias cultivadas no município de Salesópolis-SPComposição mineral de folhas e frutos da macieira ‘Fuji’ em diferentes porta-enxertos na região de São Joaquim-SC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SCHMILDT, Edilson Romais et al. Aspectos histológicos da minienxertia de Passiflora edulis sims. e Passiflora mucronata lam. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.2, e-174.  Epub 14-Maio-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018174.

No Brasil, a principal espécie cultivada de maracujazeiro é Passiflora edulis (maracujazeiro-azedo), a qual é acometida pelo fungo de solo Fusarium. A espécie P. mucronata destaca-se por apresentar resistência a este fungo, sendo assim uma alternativa como portaenxerto ao maracujazeiro-amarelo. Portanto, objetivou-se avaliar a anatomia da minienxertia por garfagem no topo em fenda cheia e inglês simples, utilizando ápices caulinares de plantas adultas de P. edulis em portaenxertos clonais de P. mucronata. Quando os porta-enxertos atingiram aproximadamente 2,5 mm de diâmetro do coleto e 20 cm de altura, procedeu-se a enxertia com os fixadores fita Parafilm® e clipe de silicone. Ao completar 60 dias, foi realizada a análise histológica da região de enxertia para verificação da formação do tecido parenquimático cicatricial (calo). Verificou-se o preenchimento da fenda de minienxertia por calo; no entanto, não houve diferenciação do novo tecido vascular, aos 60 dias após a minigarfagem. Durante a execução da minienxertia inglês simples com uso de fita Parafilm®, percebeu-se extrema dificuldade em circundar a fita e, ao mesmo momento, unir os biontes, de forma que fique perfeita a junção dos tecidos. Recomenda-se a minienxertia no topo em fenda cheia com o uso do fixador fita Parafilm®.

Palavras-chave : Passiflora spp.; anatomia; calogênese; enxertia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )