SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Fenologia, produção e qualidade de mirtilos produzidos em clima subtropical úmidoIndução de mutação como estratégia para a superação da restrita base genética em Physalis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

ALVES, Giselda et al. Período de florescimento e a qualidade de frutos de seleções e cultivares de pessegueiro na região metropolitana de Curitiba. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.3, e-991.  Epub 11-Jun-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018991.

Objetivou-se avaliar o período de florescimento e as características físicas e químicas de frutos de pessegueiro, visando a encontrar aqueles mais promissores para a diversificação da persicultura na região metropolitana de Curitiba. Foram avaliados 8 seleções e três cultivares em Porto Amazonas e 10 cultivares em Araucária, quanto ao período de florescimento, frutificação efetiva, diâmetro e altura dos frutos, massa média de frutos, coloração da epiderme, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT, potencial hidrogeniônico (pH). O período de floração ocorreu entre o final de junho e o final de setembro, com variação de 16 a 25 dias. A taxa de frutificação efetiva foi maior que 50% para ‘Cascata 1513’, ‘Cascata 1429’, ‘Cascata 1577’, ‘Cascata 1743 e para todas as cultivares avaliadas em Araucária. Verificaram-se diferenças significativas para as demais variáveis avaliadas. Concluiu-se que em Araucária ‘Charme’ e ‘Chimarrita’ continuam sendo boas opções de plantio na região, têm a mesma duração do ciclo (111 dias), sendo ‘Charme’ um pouco mais tardio. Além desses, ‘Douradão’ e ‘Rubimel’ apresentaram bom tamanho de fruto, melhor balanço entre sólidos solúveis e acidez moderada e são mais precoces que as anteriores. ‘PS 25399’ é o cultivar mais precoce entre todas as avaliadas e apresenta epiderme avermelhada de grande interesse do consumidor. Em Porto Amazonas, as seleções e cultivares testadas produziram poucos frutos e de tamanho pequeno, sendo necessário mais estudo para recomendação nesta área.

Palavras-chave : Prunus persica; frutos de caroço; frutificação efetiva; sólidos solúveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )