SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Indução de mutação como estratégia para a superação da restrita base genética em PhysalisOptimum sample size in quantitative characteristics of seeds of polyembrynic mango índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MOREIRA, Sarah Ola et al. Análise de trilha sob multicolinearidade para produção de mamoeiro dos grupos solo e formosa. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.3, e-110.  Epub 11-Jun-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018110.

As correlações e a análise de trilha permitem o entendimento das inter-relações entre características de interesse ao melhoramento de plantas. Porém, para que os resultados dessas análises sejam confiáveis, é preciso excluir o efeito indesejado da multicolinearidade. O objetivo desse trabalho foi estimar as correlações e seus desdobramentos em efeitos diretos e indiretos, pela análise de trilha, sobre a produção de frutos por planta (FP) de mamoeiro dos grupos heteróticos Solo e Formosa, usando duas diferentes estratégias para contornar a multicolinearidade. Foram avaliadas 11 variáveis agronômicas em 12 genótipos de mamoeiro do grupo Solo e nove do grupo Formosa. A análise de trilha foi obtida tendo o FP como variável básica e para eliminar a multicolinearidade foi utilizado o descarte de variáveis e a análise de trilha em crista. Para o grupo Solo, o comprimento do fruto e a espessura da polpa tiveram maiores efeitos diretos sobre o FP. No grupo Formosa, o número de frutos comerciais teve grande efeito direto e indireto sobre FP. As duas metodologias utilizadas para contornar a multicolinearidade tiveram alto coeficiente de determinação, com melhores valores para a análise de trilha em crista. Os resultados indicaram que a inter-relação entre os caracteres em estudo foi diferente nos grupos Solo e Formosa. Assim, as estratégias de seleção indireta devem ser específicas para cada grupo heterótico.

Palavras-chave : Carica papaya L.; análise de trilha em crista; seleção indireta; correlações.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )