SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Optimum sample size in quantitative characteristics of seeds of polyembrynic mangoModelling the respiration of mango (mangifera indica l.) using the closed system method at different temperatures índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MOREIRA, Sarah Ola et al. Seleção recorrente intrapopulacional via modelos mistos em mamoeiro do grupo formosa. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.3, e-870.  Epub 11-Jun-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018870.

Poucas cultivares de mamoeiro do grupo Formosa estão disponíveis aos produtores, sendo imprescindível o desenvolvimento de novos genótipos. Assim, o emprego de estratégias eficazes de seleção para a obtenção de cultivares mais produtivas e de frutos de melhor qualidade se faz necessário. O objetivo deste estudo foi selecionar famílias de meios-irmãos (HSF) de mamoeiros utilizando a metodologia de modelos mistos. Foram avaliadas 19 FMIs oriundas do programa de melhoramento do mamoeiro do Incaper, em delineamento de blocos ao acaso, com cinco repetições e nove plantas por parcela. A seleção foi realizada com base na massa do fruto (FM), na espessura da polpa (PT), no teor de sólidos solúveis na polpa (SS) e no número de frutos (NF). Os parâmetros genéticos e os valores genotípicos foram estimados pelo procedimento REML/Blup. As HSF selecionadas incrementaram a FM em 26,1%; a PT em 10,5%; o SS em 7,5%, e o NF em 13,0%. A herdabilidade aditiva dentro das progênies e o coeficiente de variação individual obtidos indicam que a seleção entre e dentro das HSF podem proporcionar maiores ganhos genéticos. A seleção baseada na metodologia REML/Blup foi eficiente para obtenção de ganhos genéticos simultâneos para todas as variáveis em estudo, a despeito da correlação negativa existente entre elas.

Palavras-chave : Carica papaya L.; REML/Blup; ganho genético; valores genotípicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )