SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Manejo da adubação boratada na produção e na qualidade de frutos de manga cv. Palmer no semiárido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

RITZINGER, Rogério; RITZINGER, Cecilia Helena Silvino Prata; FONSECA, Nelson  e  MACHADO, Cristina de Fátima. Avanços na propagação da aceroleira. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.3, e-928.  Epub 16-Jul-2017. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018928.

A aceroleira (Malpighia emarginata Sessé &Moc. ex DC.) é uma frutífera que tem prosperado nas regiões tropicais brasileiras, especialmente no Nordeste, graças ao elevado teor de vitamina C nos frutos, dentre outras características que a tornam atrativa ao produtor, como precocidade de produção. Apesar de haver demanda crescente pelo produto, a produção de mudas certificadas de boas variedades comerciais ainda é um entrave para maior expansão da cultura. Esta revisão tem o objetivo de apresentar, de forma abrangente, informações técnicas sobre como a propagação tem sido feita desde sua introdução no País, bem como inovações e avanços. Tradicionalmente, a propagação é realizada via sementes, estaquia e por garfagem em fenda cheia no topo sobre porta-enxertos de aceroleira comum, sem origem definida. Os avanços apresentados são focados no emprego de novas variedades-copa e porta-enxerto, incluindo a utilização de dupla enxertia, miniestaquia e cultura de tecidos, com estudos ainda em andamento, e uso de novos substratos, como a fibra de coco.

Palavras-chave : Malpighia spp.; acerola; manejo de mudas; fitossanidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )