SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Resistência de mariposa oriental (Lepidoptera: tortricidae) a inseticidas em pomares de maçã no sul do brasilDesenvolvimento, produção e qualidade de frutos de seleções de tangerineira Clementina sob clima subtropical no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

FADEL, André Luiz et al. Citrus sudden death-associated virus (CSDaV) e citrus tristeza vírus (CTV) em onze porta-enxertos para laranja ‘Valência’. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.4, e-788.  Epub 26-Jul-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018788.

A morte súbita dos citros (MSC) é uma doença de alto impacto destrutivo e tem levado à erradicação de milhões de plantas de laranja-doce na região Sudeste do Brasil, nos últimos 15 anos. Embora o agente causal da MSC ainda não tenha sido determinado, evidências demonstraram que esta doença pode ser transmitida por um vetor biótico. A incidência de MSC em cultivares de laranja-doce está relacionada ao porta-enxerto, sendo que a combinação com limoeiro ‘Cravo’ é a mais afetada. Por outro lado, há evidências de relação entre plantas sintomáticas para MSC e a presença de um vírus, denominado Citrus sudden death associated virus (CSDaV) e/ou com Citrus tristeza virus (CTV). Com base nessas informações, o objetivo deste estudo foi determinar a presença de CSDaV e CTV e a associação entre eles, em onze porta-enxertos para laranjeira ‘Valencia’. Os resultados apresentados aqui sugerem diferenças relacionadas à presença de CSDaV e CTV em diferentes porta-enxertos para laranja ‘Valencia’, não havendo relação entre a presença de CSDaV e CTV.

Palavras-chave : Marafivirus; Poncirus trifoliata; sintomas; transmissão.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )