SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Desenvolvimento, produção e qualidade de frutos de seleções de tangerineira Clementina sob clima subtropical no BrasilManejo da carga de frutos visando a incrementar a qualidade dos frutos em ameixeiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

AMORIM, Maurício da Silva et al. Desempenho inicial de combinações alternativas de copas e de porta-enxertos de citros no litoral norte da Bahia. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.4, e-480.  Epub 09-Ago-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018480.

A diversificação de variedades-copa e porta-enxerto é altamente necessária à citricultura no Nordeste do Brasil. Avaliou-se o desempenho inicial de 13 variedades de laranjeira-doce enxertadas em citrandarineiro ‘San Diego’, além da laranjeira-de-umbigo ‘Cara Cara’ e da limeira-ácida ‘Tahiti CNPMF-02’ sobre diversos porta-enxertos, em Inhambupe, no Litoral Norte do Estado da Bahia. Três experimentos foram conduzidos separadamente, sendo o plantio realizado em 2008, no espaçamento de 6,0 m x 3,0 m, com irrigação suplementar. Avaliaram-se tamanho da planta, produção e qualidade dos frutos nas três safras iniciais. As laranjeiras ‘Aquiri’, ‘Biondo’, ‘Agridoce’, ‘Kona’, ‘Pineapple’, ‘Russas CNPMF-03’ e ‘Salustiana’ acumularam maior produção de frutos no período. As laranjeiras ‘Pera CNPMF D-6’, ‘Westin CNPMF’ e ‘Salustiana’ apresentaram frutos com poucas sementes, sendo apropriadas ao mercado in natura, além da maior eficiência de produção da copa da primeira. Apesar de a ‘Westin CNPMF’ apresentar boa qualidade de frutos, sua produção inicial foi menor. Os limoeiros ‘Rugoso da Flórida’ e ‘Volkameriano’ induziram maior produção acumulada à laranjeira ‘Cara Cara’. O tamanho das árvores e a qualidade dos frutos não foram influenciados pelos porta-enxertos avaliados. A tangerineira ‘Cleópatra’ e o citrandarineiro ‘Riverside’ determinaram à limeira-ácida ‘Tahiti CNPMF-02’ maiores volumes de copa, produção acumulada e tamanho de frutos. Todas as combinações apresentadas acima de copa e porta-enxerto apresentam potencial para cultivo no Litoral Norte da Bahia, sendo alternativas à combinação predominante, laranjeira ‘Pera’ enxertada em limoeiro ‘Cravo’.

Palavras-chave : Citrus spp; Diversificação de variedades; Produção; Qualidade de frutos; Tamanho de árvore.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )