SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Desempenho inicial de combinações alternativas de copas e de porta-enxertos de citros no litoral norte da BahiaComportamento da laranjeira ‘Cadenera’ sobre cinco porta-enxertos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

PAVANELLO, Alexandre Pozzobom; ZOTH, Michael  e  AYUB, Ricardo Antonio. Manejo da carga de frutos visando a incrementar a qualidade dos frutos em ameixeiras. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.4, e-721.  Epub 09-Ago-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018721.

A carga de colheita de frutas de ameixa Europeia deve ser ajustada para atingir alta qualidade em calibre e em coloração para atender às exigências do mercado. O presente estudo teve por objetivo investigar os efeitos de diferentes métodos de desbaste de frutos, utilizando vários raleantes químicos, isolados ou associados com raleio mecânico, em diferentes estádios fenológicos de ameixeira Katinka no sul da Alemanha. Os seguintes raleantes foram testados: raleio mecânico, desbaste químico com Amoniotiossulfato – ATS, Ethephon, Prohexadione de Cálcio e Giberelina. Os tratamentos de raleio mecânico, isolado ou associado com ATS, aumentaram significativamente a queda de frutos e reduziram o rendimento por planta. Também aumentaram o tamanho e o peso dos frutos em relação às plantas-testemunha. Entre os tratamentos químicos, o Ethephon apresentou resultados positivos para queda de frutos e aumento do tamanho do fruto em comparação com as plantas-testemunha. Entre os demais tratamentos químicos, não foram observados efeitos positivos no raleio de frutos em comparação à testemunha.

Palavras-chave : Prunus domestica; raleio mecânico; raleio químico; vingamento de fruto.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )