SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Manejo da carga de frutos visando a incrementar a qualidade dos frutos em ameixeirasDescrição do crescimento de frutos de pequizeiro por modelos não lineares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

DOMINGUES, Allan Ricardo et al. Comportamento da laranjeira ‘Cadenera’ sobre cinco porta-enxertos. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.4, e-764.  Epub 09-Ago-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018764.

A atividade cítricola é uma importante alternativa para o agronegócio no Estado do Paraná. Entretanto, o uso de poucas cultivares, tanto de copa quanto de porta-enxerto, restringe o período de colheita e aumenta a vulnerabilidade da cultura à ocorrência de pragas e doenças. O objetivo deste estudo foi avaliar o crescimento vegetativo, a produção e a qualidade de frutos da laranjeira ‘Cadenera’ sobre cinco porta-enxertos, durante nove safras, nas condições edafoclimáticas de Londrina-PR, Brasil. Foi adotado o delineamento experimental em blocos casualizados, com seis repetições, duas plantas úteis por parcela e, como tratamentos, cinco porta-enxertos: limoeiro ‘Cravo’ (C. limonia Osbeck), tangerineiras ‘Cleópatra’ (C. reshni hort. ex Tanaka ) e ‘Sunki’ (C. sunki hort. ex Tanaka), citrumeleiro ‘Swingle’ [ MC. paradisiacfad. x Poncirus trifoliata (L.) Raf.] e citrangeiro ‘C 13’ [C. sinensis (L.) Osbeck cv. Pera x P.trifoliata (L.) Raf.]. Foram analisadas variáveis biométricas, de produção e de qualidade dos frutos. O menor porte de copa foi induzido pelos porta-enxertos limoeiro ‘Cravo’ e citrangeiro ‘C 13’. O citrumeleiro ‘Swingle’ e o citrangeiro ‘C 13’ proporcionaram às plantas maiores valores de produção acumulada e foram superiores ao limoeiro ‘Cravo’. Além disso, as plantas enxertadas sobre citrangeiro ‘C 13’ apresentaram melhor eficiência produtiva e maior produtividade por hectare.

Palavras-chave : Citrus spp; desenvolvimento vegetativo; qualidade pós-colheita; produtividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )