SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Caracterização morfo-genético e relação filogenética de goiaba (Psidium guajava l.) como recursos genéticos no PaquistãoPorta-enxertos na produção e qualidade de frutos da videira ‘Niagara Rosada’ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SANJINEZ-ARGANDONA, Eliana Janet; YAHAGI, Luciane Yukari; COSTA, Tais Boveda  e  GIUNCO, Aline Janaina. Desidratação de manga: influência do pré-tratamento osmóticoe da adição de cloreto de cálcio. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.4, e-419.  Epub 27-Ago-2018. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452018419.

A manga (Mangifera indica L.) pode ser caracterizada como uma fruta de grande aceitação devido a seus atributos sensoriais de sabor e aroma. Porém, apresenta grande produção nos meses de safra, sendo necessária sua conservação por meio do processamento. O pré-tratamento osmótico, seguido da secagem, proporciona produtos com maior qualidade e estabilidade. O presente estudo explorou os efeitos do pré-tratamento osmótico, com e sem adição de cloreto de cálcio, nas características nutricionais e na aceitação sensorial de manga desidratada. Quatro diferentes tratamentos osmóticos foram aplicados em pedaços de manga seguidos de secagem. A secagem sem tratamento osmótico foi considerada como controle. Amostras secas pré-tratadas com cálcio apresentaram menor teor de açúcares e maior retenção de ácidos na fruta. O incremento da sacarose e da glicose durante o tratamento osmótico contribuiu para a manutenção da qualidade nutricional e da cor do produto desidratado, quando comparado ao controle. Os produtos desidratados com pré-tratamento osmótico foram mais preferidos e apresentaram maior intenção de compra. A combinação do pré-tratamento osmótico com a secagem convectiva proporcionou maior aceitação da manga desidratada, uma vez que oferece melhor qualidade.

Palavras-chave : Secagem; osmodesidratação; qualidade; Mangifera indica L. cv Palmer.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )