SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número5Repetibilidade com base no comportamento de crescimento em genótipos de jabuticabeiraProdutividade e qualidade química de uvas de videiras cultivadas no sistema agroecológico em clima subtropical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SILVA, Vanessa Mandu da et al. Geleia de bocaiuva: elaboração, avaliação físico-química e sensorial. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.5, e-846.  Epub 25-Out-2018. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-29452018846.

O aproveitamento da bocaiuva, no Mato Grosso do Sul, tem forte apelo socioeconômico e ambiental. A polpa da bocaiuva é rica em nutrientes e possui ação antioxidante, sendo que sua utilização na formulação de geleias minimiza as perdas pós-colheita e fornece ao mercado um produto com alto valor nutricional o ano todo. Objetivou-se elaborar e avaliar, química e sensorialmente, as geleias produzidas com polpas de bocaiuva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd ex. Mart) de dois morfotipos, coloração alaranjada e amarelada, caracterizando as polpas in natura e as geleias quanto aos parâmetros físicos e químicos. Utilizou-se, no processamento da geleia, polpa diluída e açúcar (1:1), pectina e ácido cítrico. A polpa in natura e a geleia elaborada com polpa amarelada apresentaram maiores teores de fenóis totais e capacidade antioxidante. As geleias não diferiram entre si quanto aos constituintes nutricionais, com exceção do resíduo mineral fixo, em que a de polpa amarelada apresentou maior valor. A geleia com polpa alaranjada apresentou índice de aceitabilidade superior a 80% nos atributos analisados (aspecto global, sabor e consistência) e na intenção de compra, superior estatisticamente à geleia com polpa amarelada. Diferentes morfotipos de frutos nativos podem originar produtos processados, diferenciados e valorizados.

Palavras-chave : Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd ex. Mart; processamento; aceitabilidade; bioativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )