SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue6Estimation of total leaf area and D leaf area of pineapple from biometric characteristicsPerformance of juice and wine grape cultivars in different training systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

WARMLING, Maria Tereza et al. Efeito da classe de solo e das condições meteorológicas nas características produtivas e composição da uva Cabernet Sauvignon. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2018, vol.40, n.6, e-035.  Epub Nov 23, 2018. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-29452018035.

As videiras podem ser cultivadas em diferentes solos e condições climáticas. Entretanto, o efeito destas variáveis na videira e na composição das uvas é complexo. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito das classes de solo e as condições meteorológicas nas características produtivas e na composição da uva Cabernet Sauvignon. O experimento foi implantado no município de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense. A cultivar foi da variedade Cabernet Sauvignon, cultivada em três solos (Cambissolo Háplico, Cambissolo Húmico e Nitossolo Bruno) e analisada por duas safras (2015 e 2016). As condições meteorológicas avaliadas foram a precipitação pluviométrica, a insolação e as temperaturas média, máxima e mínima. Nos solos, foram determinados os atributos físicos e químicos, e na videira, as características produtivas, físico-químicas e compostos fenólicos das uvas. Tanto a classe de solo como as safras tiveram efeito significativo nas características produtivas, físico-químicas e nos compostos fenólicos da uva. O solo foi mais importante para as características produtivas e compostos fenólicos, enquanto as condições meteorológicas foram mais importantes para as características físico-químicas da uva. As características produtivas e a composição da uva foram mais adequadas à produção de vinho na safra de 2016 e nas classes Nitossolo Bruno e Cambissolo Háplico.

Keywords : Viticultura; Vitis vinífera; Compostos fenólicos; Antocianinas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )