Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Revista Brasileira de Fruticultura
versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967
Resumo
VECHIA, Jaqueline Franciosi Della; ANDRADE, Daniel Junior de; AZEVEDO, Rafael Gomes de e FERREIRA, Marcelo da Costa. Efeito da mistura de inseticidas e acaricida no controle de Diaphorina citri. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2019, vol.41, n.1, e-076. Epub 24-Jan-2019. ISSN 1806-9967. http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452019076.
Misturas de agrotóxicos são comumente utilizadas para reduzir os custos de produção na agricultura. No entanto, as consequências de tal prática para organismos-alvo ainda são desconhecidas na maioria dos casos. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de combinações de inseticidas e um acaricida utilizado mundialmente no controle de Diaphorina citri (psilídeo asiático dos citros). Todos os inseticidas isolados (lambda-cialotrina + tiametoxam, fosmete e imidacloprídeo) e em combinação com o espirodiclofeno foram eficientes no controle de D. citri (> 80%). Não foram encontrados efeitos significativos para combinações de lambda-cialotrina + tiametoxam e fosmete com espirodiclofeno. Por outro lado, o imidacloprido causou um efeito antagônico no controle de D. citri, quando misturado ao acaricida. Afinal, o espirodiclofeno não teve efeito sobre o pH e a condutividade elétrica das soluções de pulverização com inseticidas. Misturas de espirodiclofeno com lambda-cialotrina + tiametoxam e fosmete não tiveram efeito sobre o controle de D. citri, mas combinações com imidacloprídeo interferiram nele.
Palavras-chave : Huanglongbing – HLB; efeito antagônico; mistura em tanque; psilídeo asiático dos citros; leprose dos citros.