SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Drying kinetics of jabuticaba pulp by regression modelsGrowth and quality of mangosteen seedlings (Garcinia mangostana L.) in response to the application of humic acids author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

CAMARGO, Samila Silva; RUFATO, Leo; MAGRO, Maicon  and  SOUZA, André Luiz Kulkamp de. Biorreatores de imersão temporária: técnica eficiente para a propagação de morangueiro ‘Pircinque’. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2019, vol.41, n.1, e-102.  Epub Feb 07, 2019. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-29452019102.

A técnica de propagação in vitro de explantes através de biorreatores de imersão temporária é uma ferramenta que possibilita, a partir do cultivo em meio líquido, aumentar a eficiência da produção de mudas. Diversas pesquisas com a cultura do morangueiro mostraram a maior eficiência do sistema quando comparado ao processo convencional da micropropagação, em meio sólido. Nesse sentido, o objetivo foi estabelecer um protocolo de multiplicação e enraizamento de morangueiro ‘Pircinque’, em biorreatores de imersão temporária. Realizaram-se dois estudos distintos e independentes, caracterizados pelas etapas de multiplicação e enraizamento de explantes de morangueiro recém-introduzidos e registrados no Brasil. Foram estudados dois meios de cultura (MS e KNOP) e, como tratamento-testemunha, foi avaliado o crescimento dos explantes em meio de cultivo sólido, com a adição de 5 g L-1 de ágar. Tempos distintos de imersão do meio de cultura em contato com os explantes foram estudados: cinco ou oito vezes ao dia, durante 15 minutos. O estudo compreendeu os fatores meio de cultura e tempo de imersão, assim como o tratamento testemunha (sólido). Verificou-se que o uso de sistema de biorreatores de imersão temporária é uma técnica eficiente para a multiplicação e enraizamento de explantes de morangueiro cv. Pircinque, quando comparada ao método convencional de micropropagação com uso de meio de cultura sólido, possibilitando otimizar a produção de mudas em biofrábricas. O meio de cultivo MS líquido, em contato cinco vezes ao dia com explantes de morangueiro ‘Pircinque’, favorece o crescimento da parte aérea e do sistema radicular.

Keywords : Fragaria Ananassa; micropropagação; automatização; meio líquido.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )