SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número5Intensidade de antracnose e características físicas e químicas em banana-‘Prata-anã’ sob diferentes doses de nitrogênioOzônio retarda a antracnose e aumenta a vida útil de mamão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

SOUSA, Márcia Mayara de et al. Moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) em pomares comerciais de mangueira, em uma região semiárida do Brasil. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2019, vol.41, n.5, e-347.  Epub 03-Out-2019. ISSN 1806-9967.  https://doi.org/10.1590/0100-29452019347.

As moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) são importantes pragas de mangueira (Mangifera indica L.) em várias partes do mundo. Portanto, o principal objetivo deste estudo foi conhecer as espécies de moscas-das-frutas associadas a pomares comerciais de mangueira em uma região semiárida do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil; relatar as espécies de importância quarentenária; discutir a influência do semiárido na distribuição das espécies; e verificar seus índices faunísticos. O estudo foi realizado no período de julho de 2011 a junho de 2014, em dez pomares comerciais de mangueira da cultivar Tommy Atkins, localizados no semiárido do Estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. As moscas-das-frutas foram capturadas com auxílio de armadilhas McPhail plásticaS, tendo como atrativo proteína hidrolisada de milho a 5% (Bio Anastrepha®). Coletas de frutos de manga também foram realizadas. Uma análise faunística foi realizada para caracterizar as comunidades. Oito espécies de moscas-das-frutas (Anastrepha spp. e C. capitata) foram capturadas. A espécie C. capitata apresentou a maior distribuição geográfica e foi a única que infestou frutos de manga. A análise faunística mostrou que a maioria dos pomares apresenta baixa riqueza de espécies, e C. capitata foi a mais frequente e predominante nos pomares.

Palavras-chave : Moscas frugívoras; Mangifera indica; Bioma Caatinga.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )