SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue5Evaluation of proposed integrated diseases management strategies in blackberry cultivation according to its sustainabilityViticultural performance of Cabernet Sauvignon clones in highland region of southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

FERREIRA, Tamara Esteves et al. Primeiro registro de Isia alcumena, Spodoptera cosmioides e Spodoptera eridania (LEPIDOPTERA: NOCTUOIDEA) em maracujazeiro (Passiflora edulis Sims) no Brasil. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2019, vol.41, n.5, e-047.  Epub Nov 14, 2019. ISSN 1806-9967.  https://doi.org/10.1590/0100-29452019047.

O Brasil é considerado o centro de origem e de diversidade das passifloras, que apresentam importância, tanto para o consumo in natura, industrialização, uso medicinal e também como plantas ornamentais. As diferentes espécies de Passiflora hospedam uma grande diversidade de artrópodes que, ocasionando injúrias, podem causar danos econômicos e morte da planta. Dentre os artrópodes, as lagartas-desfolhadoras são consideradas as pragas mais frequentes e severas nas principais regiões produtoras de maracujá. Assim, o objetivo foi informar o primeiro registro da ocorrência das espécies Isia alcumena, Spodoptera cosmioides e S. eridania atacando maracujazeiros no Distrito Federal, Brasil. As lagartas de S. cosmioides e S. eridania foram coletadas enquanto consumiam folhas de híbridos intraespecíficos de Passiflora edulis cultivado no banco ativo de germoplasma “Flor da Paixão” da Embrapa Cerrados. Já as lagartas de I. alcumena foram coletadas em folhas da cultivar BRS Rubi do Cerrado, na Unidade de Apoio da Fruticultura da Embrapa Cerrados. Após a coleta, as lagartas foram individualizadas em sistema de criação com folhas das plantas hospedeiras. O desenvolvimento das lagartas foi acompanhado até à emergência dos adultos, que foram identificados e fixados em alfinetes entomológicos para preservação permanente, a seco.

Keywords : Insecta; lagartas polífagas; maracujá; noctuoides; pragas ocasionais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )