SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue6Characterization of tropical viticulture in the fluminense north and northwest regionsPeroxidase activity and initial growth of ‘Barbosa’ peach on clonal rootstocks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

D’ABADIA, Ana Claudia Alves et al. Caracterização físico-química e química de frutos de Passiflora cincinnata Mast conduzidos em espaldeira e latada. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2019, vol.41, n.6, e-452.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 0100-2945.  https://doi.org/10.1590/0100-29452019452.

Passiflora cincinnata Mast., conhecida como maracujá da caatinga ocorre no Semiárido nordestino, Goiás, Minas Gerais e na Bahia. A região de cultivo e os sistemas de manejo das espécies do gênero Passiflora podem interferir na qualidade físico-química dos frutos. Objetivou-se avaliar características físico-química e química dos frutos de duas progênies (CPEF220 e CBAF2334) selecionadas de P. cincinnata conduzidas em espaldeira e latada. Frutos no estádio de maturação fisiológica foram avaliados quanto à coloração e textura da casca, pH, sólidos solúveis totais, acidez titulável, ratio, flavonoides, antocianinas e polifenóis da polpa sem sementes. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2 (progênies x sistemas de condução), com três repetições de quatro plantas. Foi realizada a análise de variância, e as médias foram comparadas utilizando o teste de Tukey, a 5% de probabilidade. Os frutos da seleção CBAF2334 apresentaram mais pigmentos verdes e mais flavonoides. Os frutos foram caracterizados de coloração verde com nuances amareladas, com baixa saturação de cor, nas duas populações. O sistema de condução não afetou as características físicas, físico-química e os teores de antocianinas e polifenóis das progênies de P. cincinnata. Os frutos das espaldeiras apresentaram 56,73% a mais de flavonoides em comparação aos obtidos na latada.

Keywords : flavonoides; coloração; polifenóis; acidez.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )