SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número5Estimativa da área foliar de Anacardium humileExtração de óleo de amêndoa do Pequi por prensagem hidráulica e sua caracterização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

ZACHARIAS, Aline Oliveira; FALEIRO, Fábio Gelape  e  ALMEIDA, Gabriella Queiroz de. Perfil dos produtores e da adoção de tecnologias no cultivo de maracujá na região do Triângulo Mineiro. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2020, vol.42, n.5, e-058.  Epub 21-Ago-2020. ISSN 1806-9967.  https://doi.org/10.1590/0100-29452020058.

A produtividade do maracujazeiro no Brasil possui grandes variações entre produtores de diferentes Estados e regiões, em função de tecnologias adotadas. Neste trabalho, objetivou-se avaliar o perfil dos produtores e o uso de tecnologias na atividade produtiva de maracujá, na região do Triângulo Mineiro, impulsionada pela indústria de suco local. A pesquisa foi feita de 2018 a 2019, utilizando a metodologia do Diagnóstico Comportamental da Atividade Produtiva (DCAP), a partir da análise do perfil de 22 produtores, em oito municípios, e os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e multivariada. A maioria dos produtores cultiva maracujá em até 5 ha, em regime familiar de trabalho, e possui pouco tempo de experiência. O sistema de cultivo é a céu aberto em espaldeira, com ciclo de produção de 1,5 ano. A maioria dos produtores faz polinização manual, adubação química e orgânica, e não adota, sistematicamente, o manejo integrado de pragas e doenças. As mudas são adquiridas de viveiros habilitados, e a cultivar mais plantada é a FB 300. Os principais prejuízos relatados foram causados por seca e danos no botão floral, com produtividade média de frutos de 17 t ha-1 ano-1. A cadeia produtiva está estruturada, mas há necessidade de intervenções técnicas para aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade do sistema de produção.

Palavras-chave : Passiflora; sistema produtivo; tecnologia; Minas Gerais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )