SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número5Caracterização genética, físico-química e avaliação da atividade antioxidante de cultivares comerciais de abacate de Risaralda, ColômbiaExportação de nutrientes em tangerinas produzidas em sistema orgânico no subtrópico brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

LANGE JUNIOR, Hélio; MARTINS, Carlos Roberto; SCHWARTZ, Elisane  e  MALGARIM, Marcelo Barbosa. Poda de desponte e uso de biofertilizante no crescimento de Nogueiras-Pecã. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2020, vol.42, n.5, e-054.  Epub 11-Set-2020. ISSN 1806-9967.  https://doi.org/10.1590/0100-29452020054.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de desponte associado ao uso de biofertilizantes no crescimento da planta, da cultivar Barton, recém-implantada no local definitivo. O experimento foi conduzido em uma propriedade rural, no município de Morro Redondo (RS). Os tratamentos consistiram em: testemunha; aplicação do biofertilizante supermagro; desponte de plantas, e desponte associado à aplicação do biofertilizante. O estudo foi conduzido entre julho de 2017 e setembro de 2018. A prática de desponte na poda de formação da nogueira-pecã promoveu o crescimento da planta com relação à altura, ao diâmetro do enxerto, à estimulação no tempo de brotação e ao número de folhas. A utilização do biofertilizante estimulou maior crescimento da altura das plantas. Além disso, foi observada maior concentração de nutrientes por via foliar nas plantas que receberam o desponte associado ao biofertilizante. A prática de desponte e o uso do biofertilizante apresentaram maior crescimento da altura da planta e diâmetro da cultivar-copa no período avaliado. Assim, a utilização de desponte, associado ao uso de biofertilizante, é uma alternativa que pode ser utilizada na fase inicial de implantação do pomar de nogueiras-pecã para proporcionar o melhor desenvolvimento da planta.

Palavras-chave : Pecanicultura; Cultivar Barton; Carya illinoinensis; Manejo; Fruticultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )