SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue6Magnetic resonance imaging evaluation of traumatic muscle injuriesApplication of a dosimetric methodology of therapeutic X-ray beams with a Tandem system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984

Abstract

SAPIENZA, Marcelo Tatit et al. Avaliação experimental do atordoamento da tireóide em camundongos. Radiol Bras [online]. 2001, vol.34, n.6, pp. 333-336. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842001000600006.

OBJETIVO: O atordoamento do tecido tireoidiano após doses diagnósticas de iodo-131 é descrito como causa de baixa captação e resposta insatisfatória a doses terapêuticas subseqüentes. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um modelo experimental do atordoamento tireoidiano pós-actínico. MATERIAIS E MÉTODOS: Um total de 63 camundongos recebeu dose equivalente de 45 Sv na tireóide, mediante irradiação com iodo-123. Esta dose é similar à estimada para os remanescentes tireoidianos após administração de 185 MBq (5 mCi) de iodo-131 para pesquisa de corpo inteiro. As medidas de captação tireoidiana de uma dose traçadora de iodo-131 foram efetuadas em subgrupos de nove animais, 2, 3, 5, 7, 12 e 26 dias após a irradiação. A captação nestes subgrupos foi correlacionada à de um grupo controle de nove animais não irradiados. RESULTADOS: A captação de iodo no grupo controle foi de 9,26%. Não foi observada variação significativa do valor médio de captação no período de tempo estudado. Houve aumento da variância das medidas efetuadas cinco dias após a irradiação, quando quatro dos nove animais apresentaram captação menor que 60% da média do grupo controle. CONCLUSÃO: Não houve queda sistemática da captação nos animais submetidos à dose de 45 Sv, notando-se, entretanto, tendência a maior flutuação na captação cinco dias após a irradiação. Estes achados podem ser decorrentes de diferenças interespécies ou podem indicar que o atordoamento com doses nesta faixa dependa de características individuais ou anormalidades funcionais prévias, que se somam ao efeito da radiação.

Keywords : Neoplasias de tireóide; Radioisótopos do iodo; Tireoidectomia; Adenocarcinoma folicular; Carcinoma papilífero; Imagem com radionuclídeos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese