SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue4Halo sign nodules in angioinvasive pulmonary aspergillosis: correlation of high-resolution computed tomography findings with anatomopathologyBI-RADS™ classification: categorization of 4,968 mammograms. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984

Abstract

MARCHIORI, Edson et al. Pneumonia intersticial linfocítica: correlação da tomografia computadorizada de alta resolução com a anatomopatologia. Radiol Bras [online]. 2002, vol.35, n.4, pp. 199-203. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842002000400004.

A proposta do trabalho é apresentar os achados radiológicos observados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax de dois pacientes com pneumonia intersticial linfocítica e correlacioná-los com os aspectos anatomopatológicos, obtidos a partir de biópsias a céu aberto. Um dos pacientes mostrou, na tomografia, basicamente opacidades em vidro fosco difusas, e o outro tinha infiltração ao longo das bainhas conjuntivas peribroncovasculares. Na anatomopatologia o padrão predominante foi o de infiltração intersticial, especialmente ao longo dos septos alveolares, por linfócitos policlonais. O estudo mostrou estreita correlação entre os achados anatomopatológicos e aqueles observados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax.

Keywords : Pneumonia intersticial linfocítica; Tomografia computadorizada de alta resolução; Anatomopatologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese