SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Imaging diagnosis of the oral cavityGastrocolic fistula in Bartter's syndrome caused by indometacin: report of two cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Radiologia Brasileira

Print version ISSN 0100-3984

Abstract

JACOB, Beatriz Mahmud; TEIXEIRA, Kim-Ir-Sen Santos; FIGUEIREDO, Sizenildo da Silva  and  NOBREGA, Bruno Barcelos da. Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem. Radiol Bras [online]. 2003, vol.36, n.3, pp. 173-178. ISSN 0100-3984.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842003000300010.

Persistência hiperplásica do vítreo primitivo (PHVP) é um desenvolvimento anormal, afetando crianças, resultante da falha de regressão do vítreo primitivo e dos vasos hialóides, com proliferação de tecido conectivo. A PHVP pode ter três variações: uma anterior, outra posterior e uma terceira com a combinação das duas. Clinicamente manifesta-se como leucocoria (reflexo branco pupilar) em um olho de dimensões reduzidas. Esta anomalia é usualmente unilateral e não associada com outros achados sistêmicos. Leucocoria, descolamento de retina, pregas retinianas e catarata podem confundir PHVP com outras afecções oculares que têm achados semelhantes. Retinoblastoma, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e pseudogliomas são doenças com achados semelhantes aos da PHVP. A visualização direta dos remanescentes do sistema vascular hialóide fetal é a melhor evidência da lesão presente, se não fosse, muitas vezes impossivel, à fundoscopia, devido à opacidade do tecido. Nestes casos, a visualização indireta, por meio de ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, fornece o diagnóstico. As imagens obtidas por estes métodos proporcionam, ainda, informações e diagnóstico diferencial com outras doenças, particularmente com o retinoblastoma. Os autores fazem uma revisão na literatura e apresentam um estudo iconográfico das imagens e achados da PHVP.

Keywords : Persistência hiperplásica do vítreo primitivo; Leucocoria; Artéria hialóide; Canal de Cloquet.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese